sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Ulcinj, Velika Plaza, Sveti Stefan e Budva

Ontem foi um dia longo. Mais uma vez, não fizemos assim tantos kms mas deu para um dia inteiro de viagem.
O objectivo era Ulcinj - uma cidade quase na fronteira com a Albânia. Apenas a 50km de onde estamos, mas que demora mais de duas horas. À medida que avançamos na estrada nesta direcção percebemos as grandes diferenças. Há obviamente menos turistas estrangeiros, nota - se que há mais muçulmanos nesta zona e vê - se que as estradas estão mais sujas, menos cuidadas.
Ulcinj é uma cidade muito diferente. Temos uma avenida a fazer lembrar a nossa avenida de Albufeira, onde reina a contrafacção, temos a parte da cidade antiga dentro de muralhas muito bem cuidada por investidores privados  e curiosamente vimos muitos carros de matrícula americana por aqui, temos igrejas ortodoxas e, ao meio dia, ouviu - se a chamada para a reza vinda dos minaretes das mesquitas. Ahhh e há uma pequena praia cheia de gente cujo barulho de ouvia do alto da cidade velha.
É mesmo uma zona muito curiosa e claro que conseguimos perceber que, por aquelas lados nem sempre é fácil  conseguirem entender - se.
Continuamos viagem para Valika Plaza que é uma gigantesca praia de areia fina. Preta, mas fina. Estendemos as nossas toalhas e mergulhamos loucamente nesta água quente. Sim, mesmo quente. Pelo menos 30 graus garantimos que estaria. Porque a areia é preta, a transparência da água não é a mesma, mas soube - nos pela vida. Almoçamos num bar de praia giro onde ninguém falava língua nenhuma perceptível para nós, a lista também era na mesma língua... optamos pela única coisa que conseguimos ler da lista -  hambúrguer. Não era nada mau. Neste bar, o barman fuma calmamente atrás do balcão e pensamos que, mais uma vez, nos parece Portugal há uns 30 anos.
Continuamos viagem diretos a Sveti Stefan que é uma maravilha. É uma ilha, antigamente vila piscatória, ligada à terra por um istmo. Hoje é privada e nada mais é do que um hotel de luxo. Combinamos ir lá no próximo Verão! Já vimos os preços e quaisquer 30 mil euros pagarão a estadia. Entretanto demos um mergulho na praia mesmo ao lado. Mais uma água quentinha e, como aqui o fundo é de pedra, também é  cristalina. Mais um mergulho que nos ficará na memória.
Continuamos caminho para Budva.  Budva já é uma cidade mais turística. Marina com enormes barcos, lojas, lojinhas, bares e restaurantes. Tem também uma parte antiga, com ruas estreitas de pedra com muito charme. Passeamos, rimos, fotografamos e regressamos ao hotel.
Não quisemos perder o show da equipa de animação que era de comédia e podemos garantir que nos fartamos de rir. Não podemos é garantir que terá sido do show em si.
Ufaaaa foi mesmo um dia longo. Hoje voltamos à actividade cansativa de nada fazer. Talvez lá para o final do dia voltemos a Budva. Logo se vê.


Sem comentários:

Enviar um comentário