quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Cetinje e Kotor

Já com a nossa viatura de férias saímos à descoberta de Montenegro. Fomos directos a Cetinje até porque não é longe e é uma cidade cheia de história. Chegou a ser capital de Montenengro.  Aliás, Montenegro chegou a ser só mesmo ali quando empurrados pelos diversos povos que teimaram em anexar este pequeno país.
Dissemos que não era longe o que não dissemos é que a distância aqui não corresponde à nossa noção de tempo. Só há uma estrada sempre a subir a montanha e há movimento de camiões, turistas e Montenegrinos... ou seja, fazer 50km pode representar, sem problema, uma hora e meia de viagem.
Cetinje é uma cidade bem cuidada, cheia de museus e monumentos. Passeamos pelas ruas para sentir a cidade e até bebemos um cafezinho em condições.
Continuamos viagem em direcção a Kotor. Também não era longe mas também foi demorada esta etapa. Mas valeu a pena! Kotor é uma cidade que adoptou o nome da baía à sua frente e é duma beleza única. É o maior fiorde do sul da Europa e o unico do Adriático e o azul da água é estonteante.
A cidade velha é toda dentro de uma fortificação e ao entrar parece que passamos para outra dimensão. As ruas estreitas, os edifícios em pedra, as esplanadas bem cuidadas.
As montanhas muito altas descem até à água o que nos dá um ambiente, de facto, diferente.
Subimos parte da montanha até uma igreja de onde se tem uma vista soberba. São cerca de mil degraus em pedra irregular e 35 graus de temperatura. Mas subimos!
Ao longo da tarde demos a volta a toda a baía, parando para observar mais um pouco da beleza desta paisagem ou parando para um mergulhinho nesta água cristalina e a uma temperatura muito, mas mesmo muito, simpática. Escolhemos uma praia com um nome sugestivo e que tem obviamente a ver connosco, Fashion Beach em Risan.
Passamos para a outra margem de Ferry e voltamos ao hotel.
Percebemos que Montenegro é um país lindíssimo já com algum turismo mas ainda muito virgem. Inglês não é falado pela maioria das pessoas, o que torna tudo isto muito mais divertido.
Por falar em divertir hoje vamos até ao sul, até à fronteira com a Albânia. Contamos depois o que vimos por lá.

Sem comentários:

Enviar um comentário