sábado, 17 de maio de 2014

Adeus Budapeste, até à próxima Bratislava e Olá Praga


Não é toda a gente que pode dizer que passou em 3 países diferentes em apenas um dia. Pois foi o que fizemos hoje. Pequeno almoço na Hungria, almoço na Eslováquia, jantar na Republica Checa.

Budapeste deixou-nos boa impressão, será, certamente uma cidade a mostrar aos mais pequenos, um destes dias. O tempo foi curto e muita coisa ficou por ver… o que é bom… assim há sempre uma razão para voltar.

A viagem entre Budapeste e Praga é feita de autocarro e a primeira paragem é Bratislava.

Europa é Europa e também aqui as autoestradas são iguais as nossas. Boas, estacoes de serviço e, não fora o facto de falarem uma língua parecida com a língua oficial do Lidl de Portimao, pensaríamos que estávamos em casa.

Durante a viagem e a titulo de despedida da Hungria, muito aprendemos sobre este pais. O salario mínimo ronda os 300 euros e os fundos da união europeia são gastos em estradas e o restante fica nos bolsos de alguns amigos.. e juramos que não estamos a falar de Portugal.

Bratislava foi uma bela surpresa. É uma cidade pequenina e cheia de charme. Bem conservada e com um ambiente muito especial. O tempo não era muito, mas deu para ver alguns dos principais edifícios incluindo um palácio onde Mozart terá dado o seu primeiro concerto publico.

Também vimos algumas estatuas interessantes e descobrimos que por estes lados,aparentemente dá sorte esfregar as estatuas. Neste caso o alvo do esfreganço era a  cabeça, mas já tínhamos travado conhecimento com outra estatua na Hungria em que dava sorte esfregar uma parte especial do cavalo… e garantimos que essa parte especial brilhava como ouro.

Porque era Sábado, e parece que é tradição em Bratislava, as noivas e noivos, vestidos como tal, passeiam-se nas ruas para a bela da fotografia. Vimos umas quantas e não deixa de ser insólito, até porque, os vestidinhos a deixar revelar o ombrinho da noiva não se coadunava com o frio, para não dizer briol que hoje se fazia sentir.

E até à próxima Bratislava.

Depois de mais umas 3 horinhas de autocarro, sempre debaixo de chuva, lá chegamos a Praga. A fome já apertava e já só se ouvia falar de uma bela salsicha grelhada acompanhada de uma saborosa cerveja ambas as iguarias tipicas por estes lados.

A salsicha não veio ainda, mas a cervejinha provou-se. Estamos muito bem instalados e prontos a descansar para amanha iniciarmos o nosso périplo pela linda cidade de Praga.

Até amanhã.

 

1 comentário:

  1. Sabidas as novidades, vistas, ouvidas e lidas, ficámos contentes e felizes por estarem bem e a gostarem dessa viagem. Não se apoquentem com o frio que por cá já temos um certo aquecimento. Muitos beijinhos e continuem com a diversão.

    ResponderEliminar