quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Souks, mercados, compras e mais Marrakech

Este foi o dia que dedicámos a simplesmente ir andando por aí. O simplesmente andando por aí é muito perigoso!

Não, não é perigoso porque haja ladrões, não é pergioso por causa do transito, não é perigoso por causa dos "melgas", que normalmente existem por estas bandas. Nada disso! O perigo vem do unico elemento feminino deste grupo. SIM, porque hoje foi dia de compras :)))))))

E todos foram obrigados a parar, para ver as pulseiras com a Mão de Fátima, os brincos com a Mão de Fátima, os colares com a Mão de Fátima... e ainda diversos outros objectos ... sim, com a Mão de Fátima.

Mão de Fátima à parte, estes souks (mercados) são muito ineteressantes. Há de tudo. Carne, peixe, legumes, tecidos, toda e qualquer peça de artesanato, especiarias e muita contrafacção que parece já fazer sucesso por estas bandas. Nada disso, não começem já a pensar que fomos comprar produtos não originais, nós não fazemos isso....... ;)

Mais uma vez calcorreamos kilómetros, muitos, mas o dia esteve do nosso lado e o calor decidiu baixar um bocadinho. Só estavam 39º ! Mas a verdade é que pelos souks o calor não se faz sentir tanto.

Nas compras, hoje percebemos que o elemento feminino do grupo dá nas vistas, provavelmente pela sua invulgar altura (que não é comum por estas bandas). Hoje, chegou mesmo a ser oferecido 1000 camelos pela troca (um cliché), e nessa altura já ia pondo a mãozinha por cima do ombro. Claro que houve quem não achasse graça - O Macho Alfa do grupo respondeu em bom português e gestos reveladores: "mais uma dessas e torço-te o pipo"... Os mais novos fartaram-se de rir, mas o que é certo é que o vendedor percebeu a mensagem e guardou a sua mãozinha ee a compra foi feita a preço justo.


Entre compras também houve tempo para mais um bocadinho de cultura. Visitamos a Madrassa Ben Yussef, um antigo colégio de ensino do Corão, onde outrora viveram 130 estudantes. Muito interessante e uma arquitectura muito bonita.

Visitamos também a cooperativa das especiarias onde aprendemos muitas coisas sobre produtos naturais e sobre a utilização dos mesmos. Ora, como é evidente, a vontade de trazer tudo era imensa, mas felizmente estamos limitados pela capacidade de bagagem.

Os diversos mercados rodeam a já famosa Praça onde tudo acontece e claro que ainda havia um encontro lá marcado com umas cobras. Foi hoje mesmo! Cobras enroladas à volta do percoço, e até em cima da cabeça, deram origem a lindas fotografias.









Porque esta também é uma viagem gastronómica, e a conselho da nossa amiga Hassania, experimentamos um prato tipico de Marrakech que se chama Tanjia. Excelente! 

Hoje, porque tinhamos tempo e perdidos pelas ruelas dos souks fomos parando em cafezinhos tipicos e andando calmamente...

À noite temos marcada uma sopaa marroquina, também conselho de quem sabe, numterraço panorâmico com vista sobre a Jemma El Fna.

De salientar que os nossos mini viajantes estão cada vez mais afinados e nunca se negam a nada, sempre com boa disposição e de piada fácil. Um prazer!

Temos que referir que, não sabemos se pela nossa bela aparência, se pela descontração natural, todos nos reconhecem como portugueses. Claro que Obrigado, Figo, Mourinho, Ronaldo são as referências habituais. Por qualquer razão estranha, muitos se referem a bacalhau com batatas fritas (?????), mas hoje, houve uma referência que bateu todas as outras. Alguéem disse: "Ah, Portugal? Bancarrota!" ipsis verbis ... Acho que ainda estamos a decidir se era para rir ou chorar... se bem que ainda não parámos de rir.

Amanhã há mais. Beijinhos para todos









1 comentário:

  1. Gosto sempre de ler os vossos relatos de viagem mas, desta vez, excederam-se na graça e no humor, além de que, as fotos continuam uma maravilha pois transmitem perfeitamente a visão dos locais que percorrem e, assim, passeamos convosco (sem apanhar calor).
    As serpentes a servir de colar......
    Beijinhos e continuem felizes e contentes.
    Até amanhã, meus queridos.

    ResponderEliminar